fbpx

Como escolher o tapete certo para sala de jantar

 

mesa de jantar piramide
A razão pela qual você escolhe um tapete de sala de jantar vai além de proteger um chão ou mesmo criar uma textura suave sob os pés. Na maioria das vezes é para a estética: você quer um tapete para complementar o mobiliário e adicionar mais atrativo para a área.

Mas um tapete também ajuda a abafar sons e adicionar calor, tanto literal como figurativamente. Ele protege seus pés de pisos frios e nus, enquanto também ajuda a esconder os pisos menos atraentes.

Um tapete não se limita aos pisos nus. Você também pode jogar um sobre carpetes ou usar um especial como uma parede pendurada para acentuar ou criar mais interesse visual.

Mas como você consegue selecionar a cobertura do piso direito? As cores e os padrões orientam principalmente as escolhas. No entanto, em uma sala de jantar, você pode querer considerar outros fatores.

Tamanho do tapete
Enquanto o tamanho é uma consideração importante ao escolher qualquer tapete, é extremamente importante considerar ao comprar um tapete de sala de jantar.

Idealmente, um tapete de sala de jantar deve ser grande o suficiente para permitir que você coloque sua mesa de jantar e cadeiras nele. Deve haver espaço suficiente para que, quando as cadeiras estejam afastadas da mesa.
Ao medir o seu tapete, não se esqueça de ter em conta o comprimento da sua mesa totalmente estendida.
Mude a sala para ver como seu tapete se encaixa. É melhor deixar quantidades iguais de espaço nos lados para um efeito equilibrado.
Escolha um tamanho que permita que o tapete termine antes de chegar às pernas da frente de um aparador, armário de porcelana, barra independente ou qualquer outro mobiliário diferente da mesa e cadeiras que você tem na sala.

Nunca segure as pernas da frente de um móvel no tapete porque afeta o equilíbrio. Se não há como evitar isso, apoie as pernas traseiras em calços de borracha ou madeira.

Forma de tapete
Escolha uma forma de tapete para complementar o seu mobiliário de sala de jantar.

A maioria dos tapetes de sala de jantar são retângulos, mas qualquer forma pode funcionar. É geralmente mais agradável aos olhos que o tapete reflita a forma da mesa.
Uma mesa  longa e estreita parece melhor em um retângulo estreito.
Um tapete redondo enfatiza a forma de uma mesa redonda.
Material
Um tapete de sala de jantar tem móveis pesados ​​sentados nela. As cadeiras são puxadas e empurradas. Os acidentes com alimentos podem acontecer, e haverá migalhas, mesmo que nunca haja derrames importantes. Seu orçamento também pode desempenhar um papel na escolha de um material.

Leia mais sobre fibras de tapete aqui.

É provável que um tapete de jantar consiga muito desgaste, então um material de tapete que limpa facilmente e pode suportar um uso intenso obtém pontos no lado positivo do balanço. Se você preferir material natural, lembre-se de que os tapetes de seda ou algodão não são susceptíveis de suportar esse tipo de uso. A lã é uma boa escolha, mas também é um material caro.
As fibras artificiais são fáceis de limpar e manter.
Olhe para os tapetes de interior e exterior. Eles percorreram um longo caminho e melhoraram consideravelmente em aparência.

Cor e Padrão
Escolher uma cor ou padrão é uma consideração importante. Esses dois elementos fornecem o interesse visual e o interesse em sua sala de jantar.

A cor do seu tapete pode fornecer um ponto de partida para o esquema de cores da sua sala ou uma maneira de amarrar as cores.

Decida sobre como você quer que a cor do tapete da sala de jantar funcione: acentuar, criar drama, trazer calor ou diminuir o humor.
Os tapetes multicoloridos e padronizados têm a vantagem de derramar disfarces.
Enquanto as cópias do medalhão são muitas vezes escolhidas para salas de jantar, você pode querer seguir com um padrão total. Os medalhões se escondem debaixo da mesa.
Stripes fazem o quarto parecer mais largo ou mais longo.
Escolha um padrão que se harmonize com o seu mobiliário. Um tapete persa ou oriental define o humor certo com móveis tradicionais, enquanto um tapete de cor clara com textura interessante ou um padrão listrado ou geométrico funciona melhor com peças do meio do século.